TDAH e avaliação Neuropsicológica
05 de Junho de 2018
TDAH e avaliação Neuropsicológica

Várias são as possíveis causas de um rebaixamento na atenção em crianças e adolescentes um deles é o TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Um dos sintomas é o rebaixamento da atenção e por vezes a hiperatividade, assim logo podemos pensar se uma criança está desatenta e agitada e isso tem atrapalhado a rotina dela então logo o que vem a mente é o TDAH certo? Errado!

Muito são os fatores que precisam ser avaliados para que o diagnóstico de TDAH seja realmente fechado, um profissional com especialização em Neuropsicologia compreende melhor os sintomas e comportamentos e utiliza recursos com maior apropriação para realizar a avaliação Neuropsicológica que pode realmente compreender quais déficits que a criança ou adolescente possui.

Uma avaliação apenas de aplicação de testes, sem que o profissional tenha habilidade para analisar os resultados, pode indicar o que podemos chamar de falso positivo, visto que crianças e adolescentes, depressivos, ansiosos entre outros também podem apresentar níveis de rebaixamento da atenção bem como hiperatividade

Assim somente uma avalição aprofundada e um diagnóstico minucioso podem diferenciar os comportamentos característicos de TDAH e diversos outros transtornos ou dificuldades que uma criança ou adolescente possa ter.

Monique Martins
Psicóloga com Especialização em Neuropsicologia CRP 06/113299


Artigos Relacionados

TDAH
TDAH
08 de Maio de 2018
leia mais...
TDAH não tem cara
TDAH não tem cara
05 de Junho de 2018
leia mais...
Será que meu filho precisa de Terapia Ocupacional?
Será que meu filho precisa de Terapia Ocupacional?
11 de Maio de 2018
leia mais...