Como está sua mão?
14 de Dezembro de 2018
Como está sua mão?

Em nosso dia–a–dia fazemos a maior parte de nossas atividades de forma automática, e não prestamos atenção na forma em que usamos nosso corpo. Você já parou para pensar como seria sua vida sem usar as mãos? A mão é vital para nossa aparência e ocupação. Ela que é a responsável por pegar objetos, segurar talheres na hora da alimentação, segurar uma caneta para assinar seu nome, entre tantas outras atividades em que a mão é utilizada.

E por estar presente em quase 90% das atividades que realizamos, requisitamos seu uso de forma automática. Só identificamos sua importância em nossa vida a partir do momento em que sofremos alguma lesão e temos nossa capacidade funcional reduzida.

Nossas mãos podem ter sua funcionalidade diminuída devido a doenças e anomalias congênitas, apresentar sequela após um acidente vascular encefálico, acidentes de trabalho, lesões por movimento repetitivo, que alem de afetar a mão, também afetam o punho e o ombro.

A perda da funcionalidade das mãos, seja devido à doença ou lesão, vai afetar sua produtividade, interferindo no trabalho e renda familiar, irá atrapalhar o desempenho nas atividades de vida diária (por ex. comer, vestir, tomar banho).

O terapeuta ocupacional avalia todo o Membro Superior (ombro, punho e mão), analisa a implicação funcional que a lesão está ocasionando, elabora estratégias e adaptações para melhora do desempenho.

Além disso, o TO elabora um plano de tratamento utilizando de diferentes estratégias:

-Massagem para melhora da circulação e liberação muscular;

-Exercícios ativos e passivos, com e sem resistência;

-Atividades manuais para melhora da coordenação e recuperar movimentos que estão limitados.

Dor, formigamento, perda de força, são alguns sinais de que sua mão não está bem. Não deixe de buscar ajuda profissional, pois um tratamento adequado é a melhor forma de recuperar sua funcionalidade e melhorar seu desempenho nas atividades.

Natalia Caroline Bonin – CREFITO 3/ 15563
Terapeuta Ocupacional e Terapeuta Self Healing em formação


Artigos Relacionados

Síndrome do final de ano
Síndrome do final de ano
14 de Dezembro de 2018
leia mais...
Transtorno de Pânico
Transtorno de Pânico
14 de Dezembro de 2018
leia mais...
Você chora?
Você chora?
22 de Novembro de 2018
leia mais...