Cuide da saúde emocional hoje e previna transtornos no futuro!!!
25 de Setembro de 2018
Cuide da saúde emocional hoje e previna transtornos no futuro!!!

Nessa semana conversei com uma pessoa que sem falar nada me mostrou a importância da psicologia para a sociedade e não apenas do atendimento psicológico, mas do entendimento sobre as saúde mental. Apareceu em meu consultório um pai desesperado pelo atendimento ao filho. Ao invés de apenas pedir que agendasse um horário tentei entender qual profissional poderia ser mais indicado perguntando a idade e o motivo. O Pai já um senhor relatou que o filho por volta dos 30 anos e crises depressivas quando me mostrei disposta auxiliar o mesmo na busca pelo tratamento para o filho.

O relato foi uma triste historia em que o mesmo sofreu bullyng por volta da adolescência e desde então se isola e vive passando por pioras depressivas até hoje chegou ao surto com o pai e mãe ameaçando matar os pais totalmente em crise e fora da realidade. Quando então após isso uma internação para ser sedado e o mesmo passa por uma equipe de médicos e enfermeiros que apenas medicam e o mandam para casa, sem qualquer orientação para a família buscar um auxilio, o senhor então estava em busca de um tratamento mais efetivo para filho.

Numa sociedade em que ainda tem pessoas achando que doenças mentais são frescuras, bullyng é frescura, psicólogo é coisa de gente fresca, rica ou fraca. Sem qualquer conhecimento concreto do que é saúde mental, do que pode ser uma sociedade saudável emocionalmente.

Como teria sido se os pais o tivessem levado a um profissional na adolescência após o episodio de bullyng??? Não teremos a resposta, mas a pergunta que deixo é até quando vamos deixar as pessoas estarem adoecidas gravemente, para só então buscar ajuda? Não responsabilizo esse pai por não ter feito, penso ele sabia o que poderia ter feito quando há 10 anos tudo ocorreu?

Hoje temos cada vez mais acesso a informação e assim mais chances de buscar apoio o quanto antes e mesmo assim diariamente vejo pessoas sem uma compreensão do que poderia ser o trabalho do psicólogo, o desenvolvimento pessoal emocional da sociedade com efetivos projetos de atendimento e informação para uma sociedade emocionalmente estável.

Monique Martins
Psicóloga Clinica - CRP 113299-06


Artigos Relacionados

Transtornos Alimentares?
Transtornos Alimentares?
05 de Setembro de 2018
leia mais...
Habilidades Sociais
Habilidades Sociais
25 de Setembro de 2018
leia mais...
Sobre compartilhar
Sobre compartilhar
21 de Setembro de 2018
leia mais...