Desenvolvimento visual
05 de Setembro de 2018
Desenvolvimento visual

A visão é muito importante para o desenvolvimento global da criança, e envolve o corpo como um todo, é através da visão que nos comunicamos com o meio ambiente. É um canal de aprendizado, pois oferece informação sobre cores, formas, contato visual. Utilizamos a visão para identificar um brinquedo ou objeto e poder fazer seu alcance, integrando assim habilidades motoras e perceptuais.

Ao nascer a primeira coisa que o bebê enxerga é a luz, ele tem uma baixa acuidade visual, sendo assim as imagens não são nítidas, tem melhor resposta quando o objeto está até 30 cm de distância. Tem preferência por alto contrates, cores fortes, a face humana. Primeiro começa a fixação visual com um olho e posteriormente com ambos os olhos, com o tempo passa a identificar movimentos de pessoas e brinquedos, e começa a realizar o seguimento visual acompanhado pela movimentação da cabeça.

Por volta dos três meses o bebê tem melhor estabilidade da musculatura do pescoço, sendo capaz de realizar seguimento visual dentro de 180º horizontalmente. Além das habilidades de fixação e seguimento, passa a ser capaz de alternar, acomodar e convergir. Quando o bebê consegue trazer ambas as mãos à linha média, inicia – se a coordenação entre os dois lados do corpo, ocorrendo assim à integração da visão binocular.

Aos sete meses ocorre um grande passo devido ao refinamento da movimentação de olho e cabeça, o seguimento e alternância visual são mais coordenados. Ocorre o desenvolvimento da percepção de profundidade, permanência de objeto, causa e efeito, memória visual. Quando o bebê realiza preensão de pequenos objetos, utiliza da visão para identificar a localização e a distância do objeto, aprimorando assim sua coordenação visomotora, o que ocorre por volta dos dez meses.

Isso tudo só é possível através do processamento que ocorre no sistema nervoso central. A informação entra através dos olhos e é conduzida até o cérebro, onde é interpretada. Se o bebê receber os estímulos adequados durante o primeiro ano de vida, seu desenvolvimento visual ocorre rapidamente, e ele continua de forma mais lenta até os oito anos de idade.

Por isso é sempre importante oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento visual, pois a percepção e a coordenação visomotora adquiridas nessa etapa serão aprimoradas ao longo do tempo e necessárias nas tarefas de leitura e escrita.

Natalia Bonin
T.O. CREFITO: 3/15563


Artigos Relacionados

Transtornos Alimentares?
Transtornos Alimentares?
05 de Setembro de 2018
leia mais...
Terapia de grupo "Autoconhecimento"
Terapia de grupo 'Autoconhecimento'
03 de Setembro de 2018
leia mais...
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
21 de Agosto de 2018
leia mais...