Eles Já Nascem Sabendo?
12 de Janeiro de 2017

"USE COM MODERAÇÃO"

Um ponto de interrogação permeia a minha mente quando vejo crianças tão pequenas manipulando aparelhos eletrônicos com grande facilidade, acessando tudo que ali está disponível para um adulto utilizar e desfrutar, e por vezes até mesmo se viciar.

Então falamos: “Nossa, ele já consegue mexer sozinho, que esperto, que inteligente”. Sim, nossas crianças são espertas e inteligentes, mas a capacidade de adquirir tal habilidade só é possível quando o objeto a ser manipulado fica acessível, e na maioria dos casos, por muito tempo.

Eles já nascem sabendo

Isso acontece porque os adultos, de forma direta ou indireta, os estimulam ensinando ou comemorando quando as crianças conseguem realizar algo com o aparelho, e entre outros reforçadores, pedem que eles mostrem aos amigos o quanto já sabem mexer.

A aprendizagem ocorre através do estímulo proporcionado pelo ambiente e no qual ele é incitado e reforçado, e claro, o reforçador dos aparelhos, como por exemplo, passar repetitivamente aquele vídeo que eles amaram.

Mas qual o risco disso???

Assim como os adultos, as crianças também podem ficar viciadas nestes aparelhos e infelizmente vemos isso com muita freqüência, quanto maior possibilidade de contato habitual com aparelhos, maior será a aprendizagem e o interesse pelo mesmo, e com isso os riscos de serem crianças e adolescentes viciados em tecnologias e internet.

Ah sim, você deve estar pensando: “Mas tecnologia é bom sim, é muito bom”, porém os excessos é que não são favoráveis a nenhum ser humano.

Então papais, atenção com a freqüência em que estão deixando seus filhos a disposição de aparelhos eletrônicos diversos.

Monique Martins
Psicóloga CRP: 06/113299


Artigos Relacionados

Inteligência Emocional Infantil
Inteligência Emocional Infantill
01 de Fevereiro de 2017
leia mais...
Saúde Emocional Infantil
Saúde Emocional Infantil
12 de Janeiro de 2017
leia mais...
Quando Buscar Apoio Psicológico
Quando Buscar Apoio Psicológico
2 de Fevereiro de 2017
leia mais...