Estamos pulando etapas?
28 de Junho de 2018
Estamos pulando etapas?

Atualmente encontramos crianças que com três anos já sabem escrever seu nome, mas será que essas crianças estão preparadas para isso? Não basta apenas escrever, temos que analisar a forma como isso está sendo feito.

Para o desenvolvimento existe um processo neurológico, o qual podemos estimular através das brincadeiras, mas não devemos acelerar ou pular partes, por ex. não podemos andar sem ter rolado, arrastado, engatinhado. Da mesma maneira também devemos respeitar o desenvolvimento da motricidade fina.

Para chegar ao momento da escrita precisamos passar por várias etapas , como desenvolver a coordenação motora e visomotora, desenvolver sua lateralidade e ter uma preensão adequada para lápis.

Antes de escrever as crianças precisam brincar, pois através das brincadeiras ela estará desenvolvendo suas articulações ( ombro, punhos e dedos), e irá aprender a coordenar seus braços e mãos para trabalharem em conjunto. Aprender a coordenar olho/mão/olho, e para que isso aconteça é necessária a participação de diferentes centros nervosos motores e sensoriais.

A lateralidade é a preferência de utilizar uma das partes do corpo como, mão, olho e pés, quando a criança tem desenvolvida sua lateralidade, seja ela destra ou canhota, ela é capaz de organizar suas atividades motoras.

E quando a criança chega ao momento de aprender a fazer os grafismos, por volta dos 4 anos, primeiro ela deve aprender no plano vertical para depois trabalhar com a folha na horizontal. Quando a criança não domina bem seu movimento, ela irá utilizar musculatura do ombro, cotovelo, quando na verdade deveria utilizar do punho e dedos.

As crianças estão imaturas para segurar o lápis, gerando preensão incorreta. Um déficit no desenvolvimento acaba aumentando o esforço para escrever, a criança acaba concentrando mais atenção no ato motor e menos para a atividade / aprendizado.

Natalia Caroline Bonin
Terapeuta Ocupacional - Crefito 15563-TO
Especialista em Neuropediatria, Saúde Mental e Selfhealing


Artigos Relacionados

Ajudando a gerenciar a ansiedade nas Crianças
Ajudando a gerenciar a ansiedade nas Crianças
07 de Junho de 2018
leia mais...
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
20 de Junho de 2018
leia mais...
Autocompaixão
Autocompaixão
14 de Junho de 2018
leia mais...