A importância dos contos de fadas na psicoterapia infantil
30 de Julho de 2018
A importância dos contos de fadas na psicoterapia infantil

Fadas, Super-heróis, tapetes voadores...

Atualmente vivemos numa sociedade com mudança de valores relacionados a moral e a costumes. É através dos contos de fadas que se pode transmitir essas mensagens às crianças, que um dia será um adulto e terá seus deveres e responsabilidades.

Nos contos de fadas nos deparamos com a travessia, viagem ao mundo mágico, o encontro com o personagem do mal ou o obstáculo a ser vencido, dificuldade a ser superada, conquista (destruição do mal), a celebração da recompensa, ou seja, a vitória.

Entre os personagens heróis ou heroínas, encontram-se grandes desafios dos quais triunfam sobre o mal, tapetes voam, galinhas põe ovos de ouro, pés de feijão crescem até o céu, e é nesta magia que a criança estimula sua mente.

Faz-se embalar a fantasia e a imaginação das crianças, passando a ser um agente transformador, auxiliando na construção das críticas, criatividade, liberdade de expressão, a criança aprende brincando! Os contos têm função terapêutica!

As crianças por intermédios dos contos de fadas têm a possibilidade de pensar sobre seus sentimentos, levando-a ter contato com a esperança de que o sofrimento que a acomete no momento venha ser passageiro. Acredita que não está sozinha e vai vencer todos os obstáculos, sente-se alegre.

É através dos contos de fadas que a criança tem um estímulo imaginário e a capacidade de simbolizar, auxiliando no enfrentamento das dificuldades e no aprofundamento dos vínculos com os terapeutas e com seus pais. Compreende que os contos de fadas podem ser usados de forma terapêutica, pois a criança não necessitará desenvolver um sintoma no qual o corpo possa sofrer no lugar da mente. Os contos de fadas possuem materiais simbólicos que ajudam a criança a vencer seus medos, suas dificuldades internas. Uma das importâncias é mostrar o caminho do bem e uma forma da criança encontrar sua realização.

Rosana Andrea Solcilotto Figueiredo
Psicóloga Clínica
CRP: 06/141885


Artigos Relacionados

Estamos pulando etapas?
Estamos pulando etapas?
28 de Junho de 2018
leia mais...
Atenção Plena
Atenção Plena
19 de Julho de 2018
leia mais...
Autocompaixão
Autocompaixão
14 de Junho de 2018
leia mais...