Inteligência Emocional Infantil
01 de Fevereiro de 2017

“Querido Diário eu hoje fiquei muito...”

Quando uma criança ou adolescente escreve, ele realiza um comportamento de avaliação e reflexão de situações que lhe ocorreram, ou de pensamentos que tiveram.

O desenvolvimento da inteligência emocional pode acontecer de várias maneiras, pode ser através da escrita, dos relatos próprios ou do reconhecimento das emoções nos outros.

Criança assustada

Quando estimulamos as crianças e adolescentes que tenham um diário e que escrevam nele, estamos incentivando a aprendizagem da inteligência emocional.

Claro que, apenas o ato de escrever no diário não permite um desenvolvimento pleno da inteligência emocional, mas que esta é uma oportunidade de treino de como conseguem refletir e se expressar em relação a si mesmos.

Por exemplo, podemos perceber na sociedade de um modo geral, que muitos homens quando adultos possuem, grande dificuldade de reflexão sobre seus comportamentos e sentimentos.

Quando observamos a história de vida, percebemos que isso lhes ocorreu desde a infância, na maioria dos casos, então há maior dificuldade para que haja o desenvolvimento da inteligência emocional agora, já que sua infância não foi por vezes tão estimulada.

Esta falta de aprendizagem e estímulo da sociedade deve ser algo para refletirmos na educação de nossas crianças hoje.

Monique Martins
Psicóloga CRP: 06/113299


Artigos Relacionados

Pais Felizes Filhos Saudáveis
Pais Felizes Filhos Saudáveis
07 de Fevereiro de 2017
leia mais...
O Diagnóstico é Um Novo Começo
O Diagnóstico é Um Novo Começo
02 de Fevereiro de 2017
leia mais...
Saúde Emocional Infantil
Saúde Emocional Infantil
12 de Janeiro de 2017
leia mais...