O Atendimento Psicopedagógico
12 de Junho de 2018
Chocólatra

A psicopedagogia vem ajudar as crianças com dificuldades de aprendizagem devido diversos fatores que podem contribuir para um desempenho acadêmico abaixo do esperado. Para um diagnóstico das causas deste problema e o possível trabalho terapêutico para melhora dos sintomas, é necessário que se analise os diversos aspectos que podem estar envolvidos, estes podem ser de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica. Desta forma, o trabalho psicopedagógico pode ser dividido em dois momentos: a avaliação diagnóstica e o atendimento psicopedagógico terapêutico, quando recomendado.

Na avaliação psicopedagógica são utilizadas técnicas psicopedagógicas específicas onde ao final da avaliação, o profissional terá informações suficientes, não só para esclarecer as reais causas das dificuldades apresentadas pelo paciente, como também para realizar o atendimento psicopedagógico terapêutico para a melhora dos sintomas, caso seja necessário.

No caso do atendimento psicopedagógico terapêutico ser necessário, o profissional dará continuidade ao trabalho já iniciado com o paciente a partir de uma visão global do mesmo e sua contextualização na família, e no meio social em que vive. O profissional tendo agora uma maior compreensão do seu “modelo de aprendizagem” e as causas que estariam interferindo em seu aprender, poderá intervir para um progressivo desenvolvimento da criança.

Adriana Mello Costa
Psicopedagoga especialista em Educação Especial


Artigos Relacionados

Ajudando a gerenciar a ansiedade nas Crianças
Ajudando a gerenciar a ansiedade nas Crianças
07 de Junho de 2018
leia mais...
TDAH não tem cara
TDAH não tem cara
05 de Junho de 2018
leia mais...
Será que meu filho precisa de Terapia Ocupacional?
Será que meu filho precisa de Terapia Ocupacional?
11 de Maio de 2018
leia mais...