O Diagnóstico é Um Novo Começo!!!
02 de Fevereiro de 2017
O Diagnóstico é Um Novo Começo

Sempre que precisamos falar sobre um diagnóstico após uma avaliação, normalmente nos deparamos com pais, que já perceberam que o filho possui comportamentos ou sintomas que levantam suspeitas sobre um possível diagnóstico. O que normalmente ocorre é que por vezes, estes começam a perceber os sintomas muito antes da consulta, mas infelizmente isso muitas vezes não é o suficiente para que a avaliação seja realizada.

ENTÃO O TEMPO PASSA E COM ELE NA MAIORIA DOS CASOS, OS SINTOMAS VÃO FICANDO MAIS EVIDENTES OU PERSISTENTES E ATÉ MESMO APARECENDO NOVOS SINTOMAS, assim a busca pela avaliação fica mais necessária e a possibilidade de um diagnostico mais assustadora.

Quando Buscar Apoio Psicológicoa

Em muitos casos quando há interferência na vida escolar, a cobrança por parte da escola aumenta e então os pais normalmente chegam ao consultório contrariados à possibilidade de ter um diagnóstico que rotule a criança, na qual tanto amam e que possuem tantos planos para o futuro.

As decepções e desilusões em relação a tudo que se planejou para eles então toma conta da mente dos pais e estes entram em negação dos fatos, não aceitando o diagnóstico ou até mesmo levando em vários profissionais, que não afirmem qual o diagnóstico e façam atendimentos apenas focando nos sintomas.

Esta ideia de se tratar sem rotular é perfeita, desde que todos os envolvidos estejam dispostos a apoiar tratamento dos sintomas de forma eficaz.

O que ocorre é que o diagnóstico por vezes abre portas para mudanças que apoiam o desenvolvimento da criança, com novas estratégias, mas claro o diagnóstico não é o fim, é apenas o começo para que o desenvolvimento e o melhor prognóstico possam ser alcançados.

Monique Martins
Psicóloga CRP: 06/113299


Artigos Relacionados

Inteligência Emocional Infantil
Inteligência Emocional Infantill
01 de Fevereiro de 2017
leia mais...
Saúde Emocional Infantil
Saúde Emocional Infantil
12 de Janeiro de 2017
leia mais...
Quando Buscar Apoio Psicológico
Quando Buscar Apoio Psicológico
2 de Fevereiro de 2017
leia mais...