Quem você pensa que é?
17 de Outubro de 2018
Quem você pensa que é?

Você já se deparou com essa pergunta? Algumas vezes somos questionados sobre quem somos ou quem pensamos que somos. A tendência é respondermos com nosso nome e em seguida nossa ocupação, filiação e por aí vai. Mas estas perguntas podem ter um aspecto bem mais profundo e reflexivo.

Já ouviu aquela frase que diz “você é aquilo que acredita ser”? Pode ser um bom caminho para respostas sobre quem somos. Mas, melhor que isso, pode ser um bom início de caminho para melhorar quem somos, através da reflexão de quem pensamos ser e do que é real e o que não é.

Por exemplo, há pessoas que se sentem e se acham incapazes, no entanto são capazes de tantas coisas que nem se dão conta. E as situações vão acontecendo, essas capacidades vão sendo colocadas em prática, porém a forte crença de incapacidade continua ali. Parece que não conseguem enxergar o que têm de bom nesse sentido. E pode ser que não enxerguem mesmo por conta dessas suas crenças.

Talvez seja redundante falar sobre autoimagem, autoestima, autovalorização em um tempo em que isso é tão comentado. Mas é importante pensarmos sobre nós para que vivamos de forma cada vez melhor e mais saudável e equilibrada.

O quanto perdemos nos preocupando com coisas que não são reais e até que não somos de fato? Te desafio a pensar em você, sobre quem acredita ser e sobre quem realmente é. Suas potencialidades, suas inabilidades, o que faz de bom e o que não faz, o que tem de bom e o que não tem. Todos temos tudo isso e reconhecer quem somos é o início de um processo de desenvolvimento pessoal. Um acompanhamento psicoterapêutico pode ajudar e muito nesse processo!

Mariane Escher Furtado Dantas
Psicóloga – CRP 06/108042
Atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Especialização em psicoterapia familiar e de casal.


Artigos Relacionados

Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico
Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico
17 de Outubro de 2018
leia mais...
Vivendo o adoecer
Vivendo o adoecer
17 de Outubro de 2018
leia mais...
Habilidades Sociais?
Habilidades Sociais
25 de Setembro de 2018
leia mais...