Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico
17 de Outubro de 2018
Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico

O AVE - acidente vascular encefálico, popularmente conhecido como derrame, é uma interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, essa interrupção pode ser devido uma hemorragia ou isquemia. Há diversos fatores de risco que podem ocasionar um AVE, por ex. hipertensão arterial, uso de anticoncepcional oral, cardiopatias, malformações vasculares, sedentarismo, tabagismo e histórico familiar.

Um AVE pode acarretar sequelas físicas, cognitivas e sensoriais dependendo da área cerebral afetada. As sequelas padrão são: hipotonia, paresias, plegia, movimentação involuntária alteração da sensibilidade, alteração na fala e deglutição, entre outras.

Considerando que se trata de um problema vascular, precisamos melhorar a circulação, e consequentemente a respiração, que são duas funções vitais. A respiração profunda capta o oxigênio necessário ao corpo, que é transportado pelo sangue. Outro passo é movimentar – se da maneira adequada, muitas vezes quando falamos de movimento, pensamos em exercícios vigorosos aeróbicos, mas mesmo esse tipo de atividade se feita com músculos tensos pode acarretar em lesões. Uma frequência cardíaca aumentada não significa melhor circulação de sangue.

O sangue que chega ao nosso cérebro com oxigênio e nutrientes precisa passar por todo o corpo, e se em algum ponto houver uma tensão muscular ou obstrução do fluxo sanguíneo, isso irá interferir negativamente.

O Self Healing por se tratar de um trabalho corporal, ele vê o indivíduo como um todo, e através das técnicas de respiração, massagem, movimentos, visualizações e exercícios visuais, equilibramos o corpo promovendo uma melhora no bem-estar e qualidade de vida, e com isso fazemos com que o corpo se capaz de se reabilitar.

Dentre as técnicas utilizadas temos a massagem neurológica, que serve para estimular a conexão entre o cérebro e a parte do corpo em que estamos trabalhando. Possuímos várias vias neurais, nem todas estão ativadas, com a massagem temos o objetivo de estimular as vias não ativadas para substituir as vias lesadas; também há um aumento da consciência corporal, que é benéfico para que não haja negligencia do lado que ficou com sequela. Somado a tudo isso, realizamos movimentos para promover alongamento, melhora da coordenação motora e força.

Natalia Caroline Bonin
CREFITO 3/ 15563


Artigos Relacionados

Habilidades Sociais?
Habilidades Sociais
25 de Setembro de 2018
leia mais...
Vivendo o adoecer
Vivendo o adoecer
17 de Outubro de 2018
leia mais...
Quem você pensa que é?
Quem você pensa que é?
17 de Outubro de 2018
leia mais...