Saúde Emocional Infantil
12 de Janeiro de 2017

Para saber se um adolescente ou uma criança está realmente sadia, deve-se olhar mais profundamente!!!

Grande é a preocupação dos pais com a saúde dos seus pequenos, mas infelizmente nem sempre essa preocupação inclui a saúde emocional. Muito se fala sobre saúde emocional para adultos, em diminuir o estresse, a ansiedade e não ficarem deprimidos.

Mas e nossas crianças e adolescentes estão sendo cuidadas neste sentindo???

Criança assustada

Por vezes, elas não conseguem ter uma fala contextualizada de que não estão bem, e em muitos casos olhamos para as crianças e apenas as enxergamos brincando, rindo, correndo e pensamos: “como é bom ser criança e não ter problemas!”.

Quando isso ocorre com adolescentes então, a frase é: “Ah, ele está assim porque está na adolescência” ou “Isso é coisa de adolescente!”.

Sim, muitas vezes estamos certos quando vemos nossas crianças brincando, nossos adolescentes pedindo algo que querem muito. Mas o que deixamos de ver que é o mais importante!!!

Exatamente, o que deixamos de ver! Pois na grande maioria das vezes a criança mantém seus hábitos de brincar, correr, rir e pular mesmo quando algo a incomoda; o que temos que nos atentar é:

“Existe algum outro comportamento não sadio que esta criança apresenta?”.

Estes comportamentos podem se manifestar de diversas maneiras, como por exemplo, terror noturno, enurese, encoprese, agressividade com colegas na escola, birras sem motivo, (em demasia) entre outros tantos comportamentos que podem ser sinais de algo que não está bem com nossas crianças.

No caso dos adolescentes, eles podem pedir pra sair de casa normalmente, passarem horas no celular ou jogos eletrônicos e mesmo assim não estarem emocionalmente saudáveis.

O que ocorre na criança e no adolescente quando adoece emocionalmente é diferenciado dos comportamentos dos adultos devemos estar mais atentos!!!

Monique Martins
Psicóloga CRP: 06/113299


Artigos Relacionados

Inteligência Emocional Infantil
Inteligência Emocional Infantill
01 de Fevereiro de 2017
leia mais...
Pais Felizes Filhos Saudáveis
Pais Felizes Filhos Saudáveis
07 de Fevereiro de 2017
leia mais...
Eles Já Nascem Sabendo?
Eles Já Nascem Sabendo?
12 de Janeiro de 2017
leia mais...