Método Self Healing e o cuidado com as articulações
30 de Outubro de 2018
Método Self Healing e o cuidado com as articulações

A função da articulação é permitir o movimento, quanto mais você se movimentar, mais preservada será sua articulação. Nós usamos apenas uma parte da capacidade das nossas articulações. Elas são como dobradiças que unem partes móveis do corpo, se não houvesse articulação, cada vez que você se movimentasse, seus ossos entrariam em atrito, gerando dor e desgaste.

Quando limitamos o uso das articulações a uma pequena amplitude de movimento, acabamos enrijecendo, e esse enrijecimento vai restringir ainda mais sua mobilidade, ocasionará dor a cada movimentação, e com o tempo sem o tratamento adequado, trará deformidades, deficiência física e limitara o desempenho ocupacional.

Ao notar alguma dificuldade na movimentação ou dor, procuramos o médico, que em muitos casos dá o diagnóstico de artrite, que nada mais é do que uma inflamação na articulação, dentre os diferentes tipos temos a artrite reumatoide, osteoartrite / artrose ou doença degenerativa da articulação, espondilite anquilosante, dentre uma série de outros distúrbios das articulações.

A osteoartrite/ artrose é uma das principais causas de afastamento do trabalho e aposentadoria precoce, S. de 59 anos tem diagnostico de osteoartrite nas mãos e no joelho direito, além de síndrome do túnel do carpo e osteosporose na coluna vertebral. Realiza sessões semanais há 3 meses, de acordo com S., “Todas as vezes em que faço os atendimentos me sinto bem, as articulações param de doer. Consigo realizar minhas atividades sem limitações, não tomo remédio para dor. Estou me surpreendendo com o tratamento.”

Com Método do Self Healing realizamos movimentos leves, suaves de uma forma que não gere dor. O uso adequado, sem forçar, promove saúde da cartilagem. Esses movimentos são associados a respiração, e são feitos de forma ativa e passiva. Com o tempo, passamos a ter mais consciência do nosso corpo e dos pontos de tensão. Através da massagem conseguimos liberar a tensão, que faz com ocorra um uso desequilibrado dos músculos, além disso a massagem melhora a irrigação sanguínea, regenera os músculos, diminui edema.

Realizar movimentos dentro da água aquecida são muito benéficos por não precisar fazer força contra a gravidade, e em caso onde tem inchaço das articulações movimentar se em água fria.

Independente de já apresentar um problema ou não, é importante cuidar e preservar as articulações, pois muitas vezes só lembramos delas quando começam a apresentar dor.

Natalia Caroline Bonin - CREFITO 3/ 15563
Terapeuta Ocupacional e Terapeuta Self Healing em formação.


Artigos Relacionados

Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico
Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico
17 de Outubro de 2018
leia mais...
Vivendo o adoecer
Vivendo o adoecer
17 de Outubro de 2018
leia mais...
Quem você pensa que é?
Quem você pensa que é?
17 de Outubro de 2018
leia mais...