Síndrome do final de ano
14 de Dezembro de 2018
Síndrome do final de ano

É notável a mudança no clima ao entrarmos nos meses finais de um ano, a temperatura muda com a chegada do verão, alguns se preparam para viajar, sair de férias e até mesmos planejam as festas e comemorações por mais um ano que se finda.

Porém, pode não ser tão glamoroso o ultimo mês do ano quando se está acometido por sentimentos disfuncionais que alteram a forma comportamental do indivíduo, um fenômeno comportamental pouco conhecido, mas que pode ser muito comum nesta época festiva conhecido por “síndrome do final de ano”.

O que é motivo de brinde para alguns, pode representar também um encerramento para o outro, um ano que termina dando a sensação de que resta pouco tempo ou nenhum, para realização de projetos desejados e idealizados ao longo de 12 meses.

Pessoas com esta disfunção sofrem com o predomínio de sentimentos negativos, seja pelo luto de um ente querido, ausência de alguém nas comemorações e festas, pois a união familiar nas festas é característica desta época do ano, o que maximiza o sofrimento por situações vivenciadas neste intervalo de um ano.

Destaca-se também, aumento da agressividade no trânsito, consumo de álcool, podendo ser demarcado por crises de ansiedade, hiperatividade aumentada ou lentidão, falta de interesse nas atividades que antes interessavam.

Fique atento para estes tipos de alteração, onde a pessoa é tomada por sentimentos e comportamentos específicos de tristeza ou euforia diferentemente dos padrões habituais do próprio comportamento ou de alguém que você conheça.

Procure ajuda de Psicólogo, cuide das suas emoções. Mantenha sua saúde mental e de quem você ama!

Monique Martins CRP 113299-06
Psicóloga Clínica


Artigos Relacionados

Como está sua mão?
Como está sua mão?
14 de Dezembro de 2018
leia mais...
Transtorno de Pânico
Transtorno de Pânico
14 de Dezembro de 2018
leia mais...
Você chora?
Você chora?
22 de Novembro de 2018
leia mais...