Sobre compartilhar
21 de Setembro de 2018
Sobre compartilhar

Às vezes dá a impressão de que o mundo está cada vez mais egoísta? Parece que as pessoas pensam demais em si e em suas próprias demandas? Há muitas queixas sobre isso, respondendo a essas questões com um grande e triste sim.

Não é difícil perceber que a maior parte das pessoas se encontra cada vez mais individualista e preocupada com suas vidas e o olhar para o outro requer mais e mais esforço. Os dias parecem mais curtos, o tempo preciosidade nos dias de hoje, parece passar cada vez mais rápido e o que resta mesmo é cumprir com as prioridades que geralmente são voltadas para nós.

Em meio a tudo isso o sentimento de solidão é cada vez maior também, pois a falta do olhar para o outro, acaba se tornando a falta do olhar do outro para você. Muito provável que isso aconteça devido ao que chamamos de Lei do Retorno.

Mas, se há algo que pode nos ajudar em um processo de ampliar o olhar e lutar contra a corrente, é o compartilhar. O exercício de compartilhar nos faz sentir mais preenchidos, satisfeitos, e pode-se dizer até felizes. Compartilhar nem que seja somente um pouco do nosso tempo, compartilhar histórias, compartilhar momentos, compartilhar informações. Alguém já disse que quanto mais se compartilha, mais se recebe. Parece que a Lei do Retorno vale aqui também.

Li um depoimento escrito por uma pessoa que trabalha na área de Recursos Humanos em que ela conta ter conhecido virtualmente uma outra que precisava de recolocação no mercado de trabalho. Sem poder ajudar com a recolocação, deu dicas que considerou importantes para o objetivo da conhecida, e após um tempo foi mencionada em uma publicação de agradecimento desta por tê-la ajudado a conseguir um emprego em uma empresa bem conceituada, o que a fez sentir que vale a pena ajudar, mesmo que não pareça muito.

E vale a pena mesmo...vale a pena ajudar, vale a pena compartilhar, vale a pena se importar e olhar ao seu redor. Fazer para o outro o que deseja que seja feito para você pode facilitar nesse processo. Vamos começar compartilhando?

Mariane Escher Furtado Dantas
Psicóloga – CRP 06/108042
Atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Especialização em Intervenção Familiar – psicoterapia e orientação sistêmica (psicoterapia familiar e de casal).


Artigos Relacionados

Transtornos Alimentares?
Transtornos Alimentares?
05 de Setembro de 2018
leia mais...
TEA Transtorno do Espectro Autista
TEA Transtorno do Espectro Autista
21 de Setembro de 2018
leia mais...
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
21 de Agosto de 2018
leia mais...