TDAH
08 de Maio de 2018
TDAH

É muito comum que as crianças sejam mais ativas, mais vigorosas e, por vezes, menos atentas e mais impetuosas que os adultos.

Muitas vezes, tais comportamentos são naturais de determinada fase do desenvolvimento, ou até um quadro de imaturidade, o qual poderá ser superado posteriormente.

Em certos casos, o período de atenção da criança é muito curto, e seu nível de atividade elevado, bem como seu controle de impulso é limitado e deficitário, que seu comportamento se mostra desadaptado e excessivo para a idade.

Problemas de comportamento nessas áreas: atenção, hiperatividade e controle de impulso, que se tornam tão sérios e complicados, dificilmente serão, naturalmente, superados, havendo necessidade de um diagnóstico e intervenção especializada, poi poderemos estar diante de um Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

O TDAH é um transtorno de desenvolvimento do auto controle que envolve problemas com períodos de atenção, com o controle de impulso e com o nível de atividade. Reflete em prejuízos na vontade da criança e/ou na capacidade de controlar seu próprio comportamento. Não é apenas um estado temporário que será superado; também, não é causado por indisciplina ou controle parental, assim como não é sinal de algum tipo de “maldade” ou preguiça da criança.

O TDAH é um dos transtornos mais comuns em psiquiatria com prevalência de 5,7 % em crianças e adolescentes e cerca de 3% em adultos.

O TDAH pode apresentar-se em 03 subtipos: predominantemente DESATENTO, predominantemente HIPERATIVO/IMPULSIVO, ou o COMBINADO, englobando tanto sintomas de desatenção como hiperatividade.

O TDAH tem etiologia multifatorial que engloba tanto fatores genéticos quanto ambientais; porém, estudos confirmam que o TDAH é um dos transtornos psiquiátricos de maior componente genético.

Célia de F. P. Pivetta
Psicóloga CRP 06/15984


Artigos Relacionados

Você sabe o que é Terapia Ocupacional?
Você sabe o que é Terapia Ocupacional?
27 de Março de 2018
leia mais...
Saúde Emocional Infantil
Saúde Emocional Infantil
12 de Janeiro de 2017
leia mais...
Eles Já Nascem Sabendo?
Eles Já Nascem Sabendo?
12 de Janeiro de 2017
leia mais...