Terapia de grupo "Autoconhecimento"
03 de Setembro de 2018
Terapia de grupo

Quem é você? Quando você se olha no espelho o que você vê? Você se conhece?

Esse “se conhecer” vai além do que você costuma ver no espelho. Quando falamos de autoconhecimento, falamos de algo além das nossas características físicas, autoconhecimento é saber quem somos na essência, é o conhecimento profundo que o indivíduo tem de si mesmo.

Autoconhecimento é descobrir quem é você na essência. Descobrir quais são suas características principais, que fazem você agir da forma que age, pensar da forma que pensa, sentir da forma que sente, enfim, ser quem você é.

Quem é você? O que você gosta em você? O que você gosta de fazer, de comer, de ouvir? O que você quer? Quais são seus sonhos? Quais as suas motivações e crenças? Como você pode ser mais feliz? O que a move?

Estes, entre muitos outros questionamentos, são a porta de entrada para que você compreenda com muito mais profundidade a maneira como você mesmo funciona internamente.

A percepção de si mesmo é fundamental para guiar nossas decisões, planejar, organizar e realizar nossos objetivos, metas e sonhos, desenvolver nossas competências e habilidades e administrar nossas ações assertivamente.

Porém, durante o processo de desenvolvimento humano, o indivíduo se depara com diversas situações de vida, as quais podem ocasionar dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas, são os chamados traumas emocionais. Os traumas ocorrem quando somos “machucados” pela vida ou por indivíduos próximos a nós. Estes podem deixar fendas profundas na alma, passando a interferir em nossas vidas de forma direta ou indireta através de nossos comportamentos e atitudes, limitando e empobrecendo nossa qualidade de relacionamentos e interferindo diretamente em nosso bem estar e em nossa saúde emocional.

A partir da terapia, o indivíduo tem a possibilidade de dar início a um processo de ressignificação de pensamentos e vivencias, através do autoconhecimento.

A terapia se dará por meio de palestras onde serão abordados os principais aspectos do desenvolvimento humano (da concepção ao envelhecimento), de dinâmicas de grupo (espaço para troca de experiências e reflexões a cerca de temas propostos, promovendo no indivíduo, por meio de diferentes atividades e técnicas terapêuticas, a conscientização e elaboração de seus conflitos existenciais) e da arteterapia (recurso terapêutico altamente eficaz, que ajuda na elaboração de traumas, na redução da ansiedade e no auxílio da simbolização de conflitos).

A terapia de grupo – “Autoconhecimento”, tem o intuito de contribuir para a melhora da qualidade de vida.

Gláucia Perin
Psicóloga Clínica CRP: 06/104499


Artigos Relacionados

A relação Família – Escola
A relação Família – Escola
28 de Agosto de 2018
leia mais...
Qual o sentido da vida?
Qual o sentido da vida?
03 de Setembro de 2018
leia mais...
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
21 de Agosto de 2018
leia mais...