Transtornos Alimentares?
05 de Setembro de 2018
Transtornos Alimentares?

Cada vez mais cedo percebemos comportamentos que favoreçam a aquisição do “Perfil Magro”. Nesta Busca incessante pelo Corpo Ideal instaura uma insatisfação com o corpo, pois há uma ideia de vinculação afetiva, maior aceitação social se estas pessoas estiverem fisicamente aceitas dentro dos padrões desejados da sociedade.

Nos transtornos alimentares como Anorexia e Bulimia há um traço comum que é uma preocupação com o peso corporal. Há um descontentamento com a “Imagem Corporal”, resultado da influência do “Ideal de Cultura de Magreza”.

Nestas pessoas que sofrem destes transtornos encontramos sentimentos como: culpa, ansiedade, depressão, nervosismo, irritabilidade, aliados a comportamentos compulsivos, limitações físicas além da negação que estão doentes.

As mulheres lidam com seu corpo de uma maneira muito particular, e a cultura influência nesta busca deste “Corpo Ideal”, o que antigamente o corpo “rechonchudo” era padrão de beleza, saúde, hoje é o oposto sendo “magreza” sinônimo de beleza, sucesso e saúde.

Temos um corpo que é visto no real (Imagem real) e um corpo imaginado (Idealizado), e nesta busca incessante por este corpo, o “bem-estar” passa para “mal-estar”, uma jornada em que o prazer associado ao empenho, ao êxito, ao controle, leva este ser, a ter um encontro com a angústia, resultando em alto nível de abstinência, de culpa e frustrações.

Os transtornos Alimentares têm como principal gatilho as determinantes “socioculturais”, principalmente a imposição dos padrões de beleza, também tem outros gatilhos como a baixa autoestima, o transtorno do afeto, a fragilidade psíquica e a busca pela aceitação da imagem.

Mas o que são estes transtornos? São respostas a eventos de angustia que nem sempre são percebidos conscientemente. Há um sofrimento psíquico que esconde as angustias, ligadas àqueles momentos de ruptura com a figura materna internalizada.

Rosana S. Figueiredo
Psicóloga Clínica CRP 06/141885


Artigos Relacionados

Desenvolvimento visual
Desenvolvimento visual
05 de Setembro de 2018
leia mais...
Terapia de grupo "Autoconhecimento"
Terapia de grupo 'Autoconhecimento'
03 de Setembro de 2018
leia mais...
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
Atendimento Psicológico, Vamos entender melhor?
21 de Agosto de 2018
leia mais...