Você está vivendo ou apenas está vivo?
08 de Janeiro de 2019
Você está vivendo ou apenas está vivo?

A respiração é uma das funções vitais para nosso organismo, a maioria das pessoas pensam que por estarem vivas, significa que estão respirando, mas nem sempre estar vivo significa respirar adequadamente.

É através da respiração que captamos oxigênio para os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas, para posteriormente enviar através do sangue oxigênio para as células do corpo. Quando temos uma respiração rápida e superficial, diminuímos a captação de oxigênio. A ausência de oxigênio adequado enfraquece o corpo e diminui seu ritmo de funcionamento. Porem, frequentemente o corpo se adapta a uma quantidade menor de oxigênio do que aquela de que realmente necessita.

Quando estamos em uma situação de perigo, nosso Sistema Nervoso Simpático acelera nossa respiração e frequência cardíaca, e prepara o corpo para fugir. Atualmente, o estresse do dia – a – dia, as pequenas preocupações, a ansiedade em que as pessoas se encontram, fazem com que o Sistema Nervoso Simpático interprete como perigo e necessidade de fuga, e com o tempo se adapta a esse padrão. Com isso, acabamos nos acostumando com uma respiração rápida e superficial. Uma respiração de sobrevivência, e no fim percebemos que “apenas estamos vivos” e não vivendo de fato.

Em contrapartida, é o Sistema Nervoso Parassimpático o responsável por desacelerar nossa frequência cardíaca e promover o relaxamento. Uma respiração profunda e lenta ajuda a ativar esse sistema. Uma respiração adequada é aquela em que você inspira o ar pelo nariz, sentindo preencher seus pulmões, e depois expira o ar novamente pelo nariz. Nesse caso o tempo da expiração deve ser maior do que da inspiração.

Como estamos há anos mantendo um padrão de respiração superficial, leva um tempo para conseguir mudar esse padrão. É interessante separar alguns momentos durante o dia e praticar algumas respirações profundas, pode ser durante uma meditação ou mesmo em pequenas pausas no trabalho. Se achar necessário, escreva bilhetes e deixe em locais que passe durante o dia escrito “respire”, assim toda vez que olhar, vai para alguns minutos, respirar e perceber que você está vivendo.

Natalia Caroline Bonin – CREFITO 3/ 15563
Terapeuta Ocupacional e Terapeuta Self Healing em formação


Artigos Relacionados

Sempre é tempo
Sempre é tempo
20 de Dezembro de 2018
leia mais...
Transtorno de Pânico
Transtorno de Pânico
14 de Dezembro de 2018
leia mais...
Sobre compartilhar
Sobre compartilhar
21 de Setembro de 2018
leia mais...